Cromoterapia

Cromoterapia

Cromoterapia
A Cromoterapia é uma palavra de origem grega (Kromos = cor e Teraphia = terapia), que significa “Terapia das Cores”, e vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações – como no Egito Antigo, na Índia, na Grécia e na China, foi reconhecida em 1976 como terapia alternativa ou complementar pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Cromoterapia tem como base as sete cores do arco-íris. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. E cada cor tem uma vibração diferente. Por exemplo, o vermelho possui uma frequência mais intensa, enquanto o violeta é uma cor fria, menos intensa.

As cores estão presentes nas roupas, nos alimentos, em objetos de decoração e podem ajudar a harmonizar o organismo, atuando do nível físico aos mais sutis, equilibrando corpo, mente e emoções. As cores atuam nos sete centros de energia que ficam localizados ao longo da coluna vertebral, conhecidos como chakras, fortalecendo e equilibrando os órgãos do corpo.

AS CORES NA CROMOTERAPIA
red_chakraVermelho – é estimulante, afasta a depressão, tira o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade.
Está ligado ao Chakra Básico ou Kundalini. É o chakra da dimensão física do homem, rege a coluna vertebral e está ligado ao estresse. Corresponde à energia física e à vitalidade.
Problemas físicos ligados ao Chakra Básico: anemia, desarmonias na coluna vertebral, ossos, unhas, pernas e pés, distúrbios do intestino grosso, reto e ânus, distúrbios renais, hipotermia, impotência sexual, inapetência, paralisias, pressão baixa.
Problemas emocionais ligados ao Chakra Básico: depressão, egoísmo exacerbado, falta de confiança e auto afirmação, falta de ligação com a terra (pessoas muito sonhadoras, que vivem no “mundo da lua”), sentimento de culpa.
Pedras do Chakra: Rubi, Granada, Hematita, Obsidiana, Ônix (dependendo da aplicação).

orange_chakraLaranja – é restauradora e regeneradora, traz recuperação depois de um processo destrutivo e a capacidade de refazer o que não está certo. É a cor da coragem, da reconstrução e da melhora.
Está ligado ao Chakra Umbilical, localizado dois dedos abaixo do umbigo, governa as ações relacionadas ao sexo. Comanda a região da bexiga, rins e aparelho reprodutor. Corresponde à criatividade e à expressão sexual.
Problemas físicos ligados ao Chakra Umbilical: artrite, distúrbios do pâncreas, fígado, vesícula biliar e baço, distúrbios gástricos, doenças de pele, esgotamento mental, fraturas, tendinite, má digestão
Problemas emocionais ligados ao Chakra Umbilical: desesperança, dificuldade de esquecer as injustiças sofridas, dificuldade de integrar pensamento e ação, dificuldade de raciocínio lógico, falta de autocontrole, impaciência, inflexibilidade, sentimento de solidão.
Pedras do Chakra: Cornalina, Olho de Tigre e Âmbar

yellow_chakraAmarelo – é ativadora e dinâmica, age sobre os processos mentais. O amarelo afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade.
Está ligado aos Chakra Plexo Solar, localizado próximo ao umbigo, rege o estômago. Comanda o estômago, o aparelho digestivo e o sistema nervoso. Corresponde ao poder pessoal e a satisfação.
Problemas físicos ligados ao Chakra Plexo Solar: cálculos de vesícula e rins, cólicas em geral, distúrbios na bexiga, distúrbios nas glândulas reprodutoras, fragilidade óssea, pouca produção de leite no pós-parto, raquitismo, tensão muscular.
Problemas emocionais ligados ao Chakra Plexo Solar: baixa libido, distúrbios do corpo etérico, falta de amadurecimento interior, falta de amor pela vida, falta de concentração, falta de criatividade, falta de iniciativa, inibição, intolerância e medo, problemas por criação de forma-pensamento, tristeza.
Pedras do chakra: Topázio imperial, Citrino e Enxofre

green_chakraVerde – é calmante e equilibradora. O verde melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma.
Está ligado ao Chakra Cardíaco. É o leito do amor incondicional, da compaixão, da amizade, da fraternidade. A doação sem troca. Neste chakra repousa o pulsar da alma. Conduz ao recolhimento e à gratidão a Deus. Corresponde ao coração e ao sistema circulatório.
Problemas físicos ligados ao Chakra Cardíaco: distúrbios coronarianos, distúrbios do sistema circulatório, distúrbios pulmonares, dores de cabeça, febre, infecções, inflamações, problemas imunológicos.
Problemas emocionais ligados ao chakra cardíaco: “coração partido”, desequilíbrios energéticos, dificuldade de se abrir para o amor incondicional, esgotamento físico e psíquico, falta de aceitação e compreensão da vida, falta de compaixão, insônia, irritação.
Pedras do chakra: Malaquita, Rodocrozita, Turmalina Melancia, Esmeralda e Crisopásio

blue_chakraAzul – traz equilíbrio, paciência, harmonia e serenidade, tranquilizando o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse.
Está ligado ao Chakra Laríngeo. Este chakra domina a região da garganta e comanda a fala. Atua sobre o aparelho respiratório (pulmões, brônquios, alvéolos pulmorares; cordas vocais e esôfago). É o mestre da comunicação, da palavra e do julgamento. Corresponde à comunicação e a auto-expressão.
Problemas físicos ligados ao chakra laríngeo: amidalites, apetite em excesso, diminuição da capacidade intelectual, distúrbios da tireóide, distúrbios do esôfago, dor de garganta, dores menstruais, frebre, laringite, pneumonias, resfriados, sudorese, taquicardia, tensões na nuca e pescoço.
Problemas emocionais ligados ao chakra laríngeo: choque, dificuldade de comunicação, de entendimento, de expressão da energia criadora, dificuldade de verbalizar os sentimentos, dificuldade para aceitar o novo, dificuldade de contatar com o Eu Superior, ideias obsessivas.
Pedras do chakra: Turquesa, Água Marinha, Amazonita

indigo_chakraÍndigo – trabalha o equilíbrio energético, intuição, proteção, limpeza e purificação de ambientes.
Está ligado ao Chakra Frontal, localizado no centro da testa. É a manifestação do terceiro olho, entre as sobrancelhas. Governa o campo da intuição, da sabedoria adquirida, do sistema nervoso, da percepção. Comanda o caminho do desenvolvimento do saber, da razão. Corresponde à energia telepática.
Problemas físicos ligados ao chakra frontal: dor de ouvido, eczemas, furúnculos, machucados, problemas nos olhos e nariz, reumatismo, úlceras.
Problemas emocionais ligados ao chakra frontal: agitação, claustrofobia, complexo de inferioridade, dificuldade de compreensão, dificuldade de relaxamento, falta de intuição, frustrações emocionais, necessidade de crescimento espiritual, de reformas interiores, necessidade de perdão, soberba.
Pedras do chakra: Lápis Lazuli, Azurita, Sodalita, Rubelita e Safira Azul.

violet_chakraVioleta – é profundamente espiritual, mística e religiosa. O violeta atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas.
Está ligado ao Chakra Coronário ou da Coroa, localizado no alto da cabeça. Está relacionado com a espiritualidade, o estado alfa da meditação, o contato com o cosmo. Governa a profecia, a mediunidade e maior parte dos sete dons. Corresponde à energia cósmica, à transmutação.
Problemas físicos ligados ao chakra coronário: baço ‘preguiçoso’, desequilíbrio de potássio no organismo, excesso de fome, necessidade de prevenção de processos infecciosos, tumores (detém o crescimento)
Problemas emocionais ligados ao chakra coronário: desequilíbrio emocional e espiritual, distúrbios mentais e nervosos, falta de autocontrole e ou irritação, necessidade de aumento da auto-estima, necessidade de auxílio nos processos de visualização, necessidade de elevação espiritual, necessidade de purificação de energias negativas, resistência a mudanças.
Pedras do chakra: Ametista, cristal de quartzo, Diamante, Fluorita, Safira Violeta e Heliodoro.

Apesar da Cromoterapia trabalhar basicamente com essas sete cores, existem cerca de outras 5.000 cores diferentes. E cada uma delas oferece um benefício, como o rosa, por exemplo, que trabalha afetividade, amor, harmonia e união, além de ajudar no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais. Outra combinação positiva é oriunda da mistura do amarelo com o verde, que resulta no verde limão. Essa cor é excelente para fortalecer os ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.

Comments are closed.